ABTM

ABTM um pouco de história...

Em julho de 2004 no Forum do GDM - Guia do Marceneiro -  http://www.guiadomarceneiro.com/ - foi criado

o tópico TORNEARIA que era moderado pelo companheiro Bebeto Rubertone, entusiasta da tornearia.

 

Em abril de 2006 o Bebeto criou a lista tornearia_brasil · Tornearia em Madeira, grupo sediado no Yahoo Grupos onde os entusiastas da tornearia passaram a trocar e-mails especificamente sobre tornearia de madeira.

Em 06 de janeiro de 2007 o Bebeto e alguns companheiros do GDM criaram o Forum da ABTM-Associação Brasileira de Torneiros de Madeira que hoje conhecemos como Forum Amigos Brasileiros Torneiros em Madeira.

De lá para cá o fórum da ABTM passou por várias fases e o que era um sonho de poucos se tornou um espaço que vem crescendo dia a dia e é único, tornando-se referência para a tornearia artística em nosso país, bem como, se relacionando com associações de outros países como o AITAM - Asociación Ibérica Torner@s Artesan@s de Madera.

Atualmente a ABTM conta com 257 membros registrados, sendo 247 residentes no país e 10membros de países como: Espanha, Portugal, Colômbia e EUA.

 Torneiros consagrados como: Javier, Ventura (Espanha) Emilio (Portugal) Jonathan (USA)  brasileiros como Alexandre Madeira, Izequiel, Thomaz Brasil    , Francis e outros participam da ABTM ativamente ora expondo os seus trabalhos, ora orientando os mais novos, muitas vezes discorrendo sobre suas técnicas, seus trabalhos criando uma interação entre os membros, em todos os níveis, consolidando e ampliando os ideais dos fundadores.

È com alegria  que apresentamos o Portal da ABTM, espaço que se destina a promoção, divulgação e valorização da arte da tornearia de madeira, esse espaço estará a disposição dos membros da ABTM para a divulgação de seus trabalhos, suas técnicas e tudo mais que se destine a engrandecer e promover a Tornearia Artística de Madeira

joaomenegale