qual a rotação certa

Espaço reservado para publicação de fotos dos tornos dos membros associados.

Moderadores: Moderador, Administrador

qual a rotação certa

Mensagem não lidapor ramos silva » Ter Jun 16, 2015 1:46 pm

bom dia amigos primeiro gostaria de agradecer pela receptividade com que me acolheram na família muito obrigado mesmo deus os abençoi pela força e incentivo vcs estão me dando... Bemcomo sou leigo no assunto e gostaria de saber qual a rotação certa para tornear uma tigela seguimentada, pois tive muita dificuldade com o acabamento, desde já agradeço....abraços ,ramos
ramos silva
Usuario
Usuario

Re: qual a rotação certa

Mensagem não lidapor Joabe Bomfim » Qua Jun 17, 2015 9:38 am

Olá Ramos

Parece que a sua pergunta não está obtendo respostas. É que esse não é o local mais indicado para publicar essa pergunta.
O espaço dicas e truques é bem mais visitado.
Mas, para te ajudar, tenho um manual de um torno Jet, que vou disponibilizar aqui.
Mas o que tem um manual de torno com o rotação? É que nesse manual, na página 21, vem uma tabelinha que relaciona o diâmetro em polegadas da peça com a rotação adequada em RPM.

Um forte abraço
Anexos
Manual torno Jet.pdf
Manual do torno Jet
(1.3 MiB) Baixado 195 vezes
Joabe Bomfim
Usuario
Usuario

Mensagem não lidapor Lauro » Qua Jun 17, 2015 2:25 pm

Legal esse manual Joabe! Já baixei aqui. Ramos, não entendo muito de segmentados, mas também depende do diâmetro para definir a velocidade. O ideal é que se trabalhe um pouco abaixo da tabela indicada pelo Joabe, pois o risco de quebra no segmentado é maior.
Lauro.
Lauro
Usuario
Usuario

Mensagem não lidapor Marco Aurelio » Qua Jun 17, 2015 4:12 pm

Ao amigo respondo que isso só vai saber com o tempo. Como já tive essa duvida e acabei aprendendo que dependendo da dureza da madeira a velocidade vai ter que variar estou aprendendo com madeiras moles e trabalho com velocidade entre 700 e 900 rpm e vai muito bem.
Como principiante é só o que posso informar.
Marco