qual a rotação certa

Espaço reservado para publicação de fotos dos tornos dos membros associados.

Moderadores: Moderador, Administrador

qual a rotação certa

Mensagem não lidapor ramos silva » Ter Jun 16, 2015 1:46 pm

bom dia amigos primeiro gostaria de agradecer pela receptividade com que me acolheram na família muito obrigado mesmo deus os abençoi pela força e incentivo vcs estão me dando... Bemcomo sou leigo no assunto e gostaria de saber qual a rotação certa para tornear uma tigela seguimentada, pois tive muita dificuldade com o acabamento, desde já agradeço....abraços ,ramos
ramos silva
Usuario
Usuario

Re: qual a rotação certa

Mensagem não lidapor Joabe Bomfim » Qua Jun 17, 2015 9:38 am

Olá Ramos

Parece que a sua pergunta não está obtendo respostas. É que esse não é o local mais indicado para publicar essa pergunta.
O espaço dicas e truques é bem mais visitado.
Mas, para te ajudar, tenho um manual de um torno Jet, que vou disponibilizar aqui.
Mas o que tem um manual de torno com o rotação? É que nesse manual, na página 21, vem uma tabelinha que relaciona o diâmetro em polegadas da peça com a rotação adequada em RPM.

Um forte abraço
Anexos
Manual torno Jet.pdf
Manual do torno Jet
(1.3 MiB) Baixado 195 vezes
Joabe Bomfim
Usuario
Usuario

Mensagem não lidapor Lauro » Qua Jun 17, 2015 2:25 pm

Legal esse manual Joabe! Já baixei aqui. Ramos, não entendo muito de segmentados, mas também depende do diâmetro para definir a velocidade. O ideal é que se trabalhe um pouco abaixo da tabela indicada pelo Joabe, pois o risco de quebra no segmentado é maior.
Lauro.
Lauro
Usuario
Usuario

Mensagem não lidapor Marco Aurelio » Qua Jun 17, 2015 4:12 pm

Ao amigo respondo que isso só vai saber com o tempo. Como já tive essa duvida e acabei aprendendo que dependendo da dureza da madeira a velocidade vai ter que variar estou aprendendo com madeiras moles e trabalho com velocidade entre 700 e 900 rpm e vai muito bem.
Como principiante é só o que posso informar.
Marco
Marco Aurelio
Usuario
Usuario

Mensagem não lidapor Neuza Härter » Qui Jun 18, 2015 9:44 am

Olá Ramos,
Infelizmente eu não tenho experiência em segmentados, então não posso ajudar vc nessa dúvida.Mas as informações dos demais colegas do fórum já estão chegando para vc!
Mas se a sua dúvida for solucionado e vc tiver agora a dúvida em calcular as rotações por minuto do seu torno, tem um tópico publicado nesse fórum que vc vai aprender lendo os comentários aqui:

viewtopic.php?f=6&t=1855&p=15334#p15334

Espero ter ajudado.
Neuza Härter
Usuario
Usuario

Mensagem não lidapor ramos silva » Qui Jun 18, 2015 7:49 pm

VALEU AMIGOS MUITO OBRIGADO VCS ME AJUDARAM MUITO UM ABRAÇÃO ATODOS.. RAMOS
ramos silva
Usuario
Usuario

Mensagem não lidapor ramos silva » Sex Jun 19, 2015 1:58 am

ola neuza vc é muito atenciosa fico muito grato a vc..Vc falou que não tem experiência em segmentado mas eu também não tenho muita experiência. mas em compensação vc é artista fantástica pois suas peças são lindíssimas parabéns .E vc me ajudou muito. Obrigado, e um forte abraço
ramos silva
Usuario
Usuario

Mensagem não lidapor Neuza Härter » Ter Jun 23, 2015 8:52 pm

ramos silva escreveu:ola neuza vc é muito atenciosa fico muito grato a vc..Vc falou que não tem experiência em segmentado mas eu também não tenho muita experiência. mas em compensação vc é artista fantástica pois suas peças são lindíssimas parabéns .E vc me ajudou muito. Obrigado, e um forte abraço

Olá Ramos,
Obrigada pelos elogios, mas sei que preciso estudar muito ainda para melhorar a cada projeto.
Sobre segmentados eu fico só apreciando as maravilhas que tenho visto por aqui...
Fico feliz, muito feliz quando posso ajudar!
Atenciosamente,
Neuza Härter
Usuario
Usuario

Voltar para Nossos Tornos